A origem de competições que movimentaram
Itaú de Minas no final do séc. XX e início do
séc. XXI
COMO TUDO COMEÇOU
"Uns dos responsáveis pela vinda da
novidade do esporte para Itau de minas foram o Ricardo Faleiros(Parana) e
Lincoln ambos estagiários da Votorantim. Pelo anos de 1984 aproximadamente já
faziam trilhas em motos no entorno de Itaú de minas e os jovens gostavam e
iam aderindo.Não tenho todos os nomes mais alguns serão citados:
Rominho Arantes,Carlinhos 10, Serjão Paiva,Lino Boschi etc e os amantes
pelo esporte foram aderindo e aumentando o numero de pilotos tais como ,Julio
Lemos,Fabinho guiraldeli, Tuffi, Gatinho, Luerci, Fabio Coraçari, Roneide,
Marcinho Iraque Leonardo,Kleber (cachorrão) Chico Mecanico, Marcelo
Paschoini e Elenildo, dentre outros"
E Lúcio continua:
"Em 1999 quando iniciei
com uma DT180 antiga, eu os acompanhava todo final de semana. Eu não tinha
vestimenta e equipamentos adequados e todo final de semana fazíamos
trilhas e, ao final, parávamos na Capri lanchonete e tomávamos aquela cervejada pra relaxar."
"E assim era a rotina do esporte. Um dia, lá no Morro Branco, depois de termos rodado bastante, estávamos em um grupo de mais de dez pilotos, sentamos em uma elevação do terreno e nesta pausa conversávamos. E aí eu sugeri que criássemos uma prova, uma modalidade de competição naquele terreno que nós brincávamos para maiores emoções. Embora o grupo tenha gostado da ideia, os veteranos disseram que não era fácil, que já haviam tentado... Então começou a batalha para a realização do proposto. Numa final dessas trilhas nos encontramos na Capri lanchonete. Estávamos eu, Parana, Varlei, Julio, Macson, Marquinho Esquema e alguns outros. O assunto era a referida prova. Me lembro que o Julio disse que em Passos tinha uma pessoa que conhecia muito desse esporte o Alexandre Amoreli. Fiz contato e fui ate casa dele. Expus minha ideia de fazer uma prova em Itau. Entramos em acordo e já no próximo final de semana ele veio até Itaú em sua moto para reconhecer o percurso. Andamos e definimos o trajeto. Daí em diante ele começou a desenhar e traçar o roteiro com com tempos do trajeto.
Marcamos a prova ainda que medrosos por ser a primeira . Conseguimos um numero de 28 motos que ficamos contentes e tudo correu muito bem. Fiquei empolgado com o sucesso e de cima do caminhão de largada anunciei para todos ali presentes que para o próximo ano estaria criando uma copa de enduro de regularidade. Com Pros e contras lutamos e conseguimos."
Como foi criada a Copa Sudoeste
Lúcio contatou com o pilotos das cidades de Passos, São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Guaxupé, Cássia, Capetinga, Franca, Capitólio, Carmo do Rio Claro e Alpinópolis. Marcaram uma reunião na Escola Jorge Oliva. Houve presença maciça. Lúcio explicou a ideia, todos aprovaram e numa outra reunião definiram calendários, composição da diretoria e lavraram tudo em ata. Estava criada a Copa Sudoeste de Enduro de Regularidade. Lucio Ribeiro do Nascimento foi eleito presidente e permaneceu neste cargo por 3 anos consecutivos.
Cada piloto de sua cidade ficou responsável pela sua prova, assumindo a data definida no calendário. Lúcio ficou responsável pela etapa de Itaú. Itaú de Minas foi escolhida para sediar o evento no dia 11 de setembro, data do aniversário de emancipação política da cidade. Cada piloto também escolheria o nome do enduro em sua cidade.
O enduro de Itaú foi batizado de Enduro da Mata. Conforme definido aconteceram 12 provas durante o ano, uma a cada mês. Foram de 100 a 120 km de trilhas, com participação que chegou a reunir mais de 100 motos.
E Lúcio se lembra:
"No dia da prova, vinham os pilotos em suas camionetes trazendo suas motos e se preparavam porque a largada era as 10 horas cravado. Ao final da prova eram premiados com troféus. O público vibrava, alguns iam para os morros mais íngremes para assistirem. Muitas histórias engraçadas, muitos tombos, muitas manobras radicais, enfim, emoção pura. Adrenalina sempre a um milhão"
Em Itaú, até então, não tinha ninguém que desenhasse o trajeto. Lúcio então chamou o Fabinho Coraçari que tinha noção de levantar e desenhar o trajeto. Lúcio lembra que este material humano foi fundamental, que o companheirismo de tantas pessoas foi fundamental para que as provas se realizassem. Entre uma prova e outra essa equipe ainda realizou o enduro Fim - uma prova de velocidade em dificuldade. Após a liderança de Lúcio, Fábio Coraçari e Luiz Carlos Custódio assumiram o posto de dar sequencia ao evento.
RALLY DE REGULARIDADE: O QUE É E COMO FUNCIONA
Rally de regularidade é um esporte onde deve-se seguir por um caminho pré-determinado, informado em planilha, cumprindo o mais próximo possível os tempos e velocidades indicados. Pode ser feito de várias formas, as mais comuns são de carro, moto ou a pé.
Durante a
prova existem os PCs (postos de controle/cronometragem) que registram a
passagem dos participantes e permitem verificar o quão próximos estão de seu
tempo ideal. A pontuação mais comum hoje em dia é 1 ponto para cada décimo de
segundo atrasado ou adiantado. Os pontos em todos os PCs são somados e o
vencedor é quem obtiver menos pontos, mostrando que andou mais regular em toda
a prova.
Uma das ferramentas de navegação nestas provas é a planilha. A planilha é como se fosse um mapa, que vai indicar o caminho a
ser seguido. Ela apresenta as referências que devem ser acompanhadas,
geralmente na forma de desenhos (conhecidos como “código tulipa”) com suas
distâncias e os tempos e velocidades que devem ser seguidos.
Existe um consenso entre as provas de regularidade no Brasil e praticamente todas utilizam o mesmo modelo de planilha. Este modelo contém 5 colunas, e várias linhas, como no exemplo abaixo. Cada linha da planilha indica uma referência, que é um ponto que poderá ser identificado durante o percurso na quilometragem indicada na primeira coluna.
Modelos dos equipamentos e tipo de planilha
Os morros de Itau todos são batizados pela sua característica, pelo grau de dificuldade e pela sua historia. Segue alguns nomes:
Morro do Binbin, Morro do Agil, Morro Cabrito, Morro do Valio, Se vira nos 30, Quebra Braço, Teimoso, Atoleirinho das 3 fontes, Morro Branco, Mrimbondo, Morro da Escória... Quem passou por eles sabe como é...
DIA DA PROVA
Todos os anos no dia da prova Lucio sempre incrementava a festa .Alem do movimento das motos que por si só trazia inúmeras pessoas, Lucio trazia para o publico: Show de Free Wily, equipe de Franca, Encontro de Carros Antigos, Show de Bikers, Encontro de Motos e Shows de bandas.
Em uma das etapas houve a participação de um piloto especial: Padre Célio. O padre piloto, no início da prova, subiu no caminhão da largada, deu uma bênção especial aos presentes. Em seguida, vestiu sua roupa de trilha e fez sua largada.
Foi um tempo bem dinâmico para a cidade. A EPTV fez cobertura e entrevistas com pilotos, as praças eram lotadas de pessoas, os hotéis eram lotas, bares, postos de gasolina, restaurantes, pesqueiros, enfim, o comercio era movimentado em virtude do enduro.
SEQUÊNCIA DAS PROVAS
Enquanto presidente e piloto, Lúcio Ribeiro do Nascimento participou de todas as provas e após os 3 anos a presidência passou para São Sebastião do Paraíso e logo foi para Franca.A copa Sudoeste ficou conhecida pelo numero de pilotos que participaram inclusive pilotos consagrados no esporte.
GALERIA DE FOTOS:
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